Presidente da Comissão Especial para acompanhar o Plano de Vacinação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Fábio Félix (Psol) recomendou ao secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, a compra direta das doses de vacinas necessárias para imunizar as crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. O ofício foi encaminhado logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, na última quinta-feira (16/12), a vacinação deste público alvo que, em outros países, como os Estados Unidos da América, já começou.
No documento, o parlamentar diz que o crescente número de casos de covid-19 em crianças nessa faixa etária é preocupação local e nacional. "Requer providências urgentes, somente com a vacinação é possível ter diminuição drástica do número de casos e, desta forma, faz-se mister (necessária) a vacinação de crianças abaixo de 12 anos, como medida urgente e necessária", destaca Felix.
Para o deputado, no esforço de salvar vidas e enfrentar à covid-19 não se pode perder tempo. "Dada a interferência política de segmentos antivacina na gestão no Ministério da Saúde, o Governo do Distrito Federal deve agir com urgência para o abastecimento do Programa Distrital de Imunização com o referido insumo", exige.
Fábio Felix pede que o Executivo local atue por conta própria, pois, segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro tem trabalhado contra a vacinação de crianças, questionando a decisão da Anvisa, e o ministro da Saúde já anunciou que não é certa a compra destes insumos.
Saiba Mais
- Brasil Ministério da Saúde só decidirá sobre vacinação de crianças em janeiro
- Ciência e Saúde Vacina contra covid-19: há riscos para crianças?
- Cidades DF Ao menos 930 mil pessoas estarão aptas a se vacinar com 3ª dose no DF, em janeiro
- Brasil 6 perguntas sobre a vacinação em crianças, autorizada pela Anvisa no Brasil
A Secretaria de Saúde reforça que segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI-MS). "Assim, a pasta aguarda Nota Técnica do órgão federal com essas orientações, juntamente com um novo lote de doses de vacinas", afirma a SES-DF, em nota.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.