Durante lançamento da Pedra Fundamental do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Planaltina, na manhã desta quinta-feira (16/12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que trabalha pela realização de um novo concurso da Polícia Militar do DF. “A partir do momento em que chamarmos a última turma, o concurso vai ser aberto imediatamente”, falou Ibaneis durante o evento.
O chefe do Executivo local ressaltou que, ao longo dos últimos três anos, muitos profissionais da segurança se aposentaram por conta da Reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional e que retirou direitos trabalhistas. “Nós temos que tomar um cuidado muito grande e temos que continuar colocando profissionais dentro dos cursos de formação. Assim que uma turma termina, temos que abrir novos concursos para restabelecer (os quadros) das forças de segurança”, destacou.
O cálculo que se faz é que o DF tem a necessidade de pelo menos 15 mil policiais militares nas ruas, mas conta com cerca de 11 mil. Com isso em vista, Ibaneis disse que continuará em busca da realização de novos concursos.
Restruturação da PM
Durante o evento de lançamento da pedra fundamental da nova sede do batalhão, Ibaneis comentou sobre o projeto de reestruturação da Polícia Militar (PM). Os estudos iniciais serão feitos pela corporação e, assim que forem finalizados, serão entregues ao governador para que ele analise a proposta e a encaminhe para o presidente da república.
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.