Os deputados distritais aprovaram, nesta terça-feira (14/12), a redução para 1% da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e Direitos a Eles Relativos (ITBI) — atualmente, a taxa é de 3%. Com a aprovação da matéria de autoria do Executivo local na Câmara Legislativa (CLDF), o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A proposta define que a redução valerá por três meses, a partir de 1º janeiro. Por isso, a redução de alíquota fica condicionada à "protocolização do ato de transmissão no competente Cartório de Registro de Imóveis até o dia 31 de março de 2022".
O ITBI é um tributo local cobrado nos processos de transferência imobiliária — exceto em casos de sucessão por morte ou doação. As comissões de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram o texto na forma como chegou à Casa.
O projeto foi anunciado pelo secretário de Economia do DF, André Clemente, em primeira mão ao Correio. "(A iniciativa) vai aquecer mais o mercado imobiliário, que está aquecido por causa do ambiente fiscal existente e da coragem dos empreendedores do setor", afirmou, em novembro.
Questionado sobre a possibilidade da criação de uma alíquota definitiva de 2%, o chefe da pasta lembrou que um projeto com esse fim aguarda aprovação na CLDF desde 2019.
Saiba Mais
- Cidades DF Grupos protestam em último dia de sessões na Câmara Legislativa do DF
- Cidades DF Buscas por mãe e filha desaparecidas no Sol Nascente entram no sexto dia
- Cidades DF Câmara aprova Plano DF Social, substitutivo do DF Sem Miséria
- Cidades DF Deputados distritais aprovam Cartão Creche por unanimidade
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.