Saúde

Crianças pacientes de instituto de cardiologia ganham festa de Natal

Além dos familiares dos pacientes do Instituto de Cardiologia e Transplantes, participou da festa o deputado distrital Jorge Vianna, que se fantasiou de Papai Noel e recebeu os pequenos

*Carlos Silva
postado em 13/12/2021 14:06 / atualizado em 13/12/2021 14:07
Segundo o ICTDF, cerca de 150 crianças participaram da festa -  (crédito:  Breno Esaki)
Segundo o ICTDF, cerca de 150 crianças participaram da festa - (crédito: Breno Esaki)

No sábado (11/12), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) ofereceu uma festa para pacientes infantis do hospital. Segundo a instituição, cerca de 150 crianças participaram. Além dos familiares dos pacientes, na confraternização natalina também esteve o deputado distrital Jorge Vianna, que se fantasiou de Papai Noel e recebeu os pequenos. A festa teve ainda a participação do secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado na instituição. A festa contou com parceria da iniciativa privada, que colaborou com teatro de bonecos, decoração, lanches e cestas básicas. O Detran DF também participou realizando apresentações de teatro, repentes e dando orientações lúdicas sobre segurança no trânsito.

Além disso, houve a participação do projeto Amigos das Crianças, que distribui brinquedos e é desenvolvido pelo ICTDF desde 2018. A ideia partiu de uma mãe que, com a ajuda de costureiras da instituição, criou a iniciativa. Até agora, foram 144 bonecos distribuídos para as crianças pacientes do hospital. Os brinquedos contam com um zíper no peito, simbolizando a cicatriz da cirurgia, e dentro do boneco há um coração com uma fita. Na festa, dois desses bonecos foram batizados com os nomes de dois pacientes: Jean e Marcela. Eles foram os mais novos a serem submetidos a transplante cardíaco no instituto.

 

Uma das crianças atendidas na festa de Natal do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal
Uma das crianças atendidas na festa de Natal do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (foto: Breno Esaki/Divulgação agência Brasília)

O deputado Jorge Vianna destacou o trabalho feito no ICTDF e como mudou de visão sobre o instituto após saber da demanda à qual atende. “Então eu me tornei um parceiro, porque eu vejo que, realmente, eles atendem e têm um excelente trabalho, uma excelente equipe. E nós temos que nos orgulhar por ter um serviço de atenção quaternária que atende nossos pacientes do SUS”, pontua. Vianna também ressaltou o trabalho feito pela equipe de gabinete e as parcerias conseguidas para ajudar no evento. Além disso, o deputado falou sobre ter sido o Papai Noel da festa. “Eu fiquei muito feliz em ser convidado e em ser padrinho do evento, assim como padrinho do instituto. Eu fui o Papai Noel e ver aquelas crianças olhando pra mim com um olhar tão puro foi muito gratificante. Faria isso cem vezes se fosse preciso”, disse.

Em 2002, o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) iniciou suas atividades em Brasília contratado pela secretaria de Saúde para realizar transplantes e cirurgias cardíacas. Nos últimos cinco anos de atuação, o instituto foi responsável por 85% das cirurgias, 90% dos procedimentos de cateterismo adulto e 74% das angioplastias no DF. Na pediatria, foram 92% das cirurgias cardíacas e 100% do cateterismo pediátrico. Além do projeto já desenvolvido, o ICTDF também planeja ações futuras. Segundo a instituição, “ a festa Amigos da Pediatria faz alusão ao projeto já desenvolvido pelo ICTDF. Esse projeto busca apoio para a ala infantil do Instituto para revitalização de quartos, acompanhamento psicopedagógico, manutenção da brinquedoteca, auxílio para aplicação de métodos de musicoterapia, criação de vestuário diferenciado, criação de sala de ordenha para promoção de aleitamento materno”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação