Paralisação

Terceirizados da limpeza de hospitais fazem greve nesta sexta (10/12)

Protesto é feito por profissionais de hospitais, unidades básicas de saúde e postos de saúde do DF, e ocorre para reivindicar o pagamento imediato do salário e do tíquete alimentação

Correio Braziliense
postado em 10/12/2021 11:58 / atualizado em 10/12/2021 14:04
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Os trabalhadores da limpeza, conservação e higienização dos hospitais regionais, Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), Hospital de Apoio, UBS – Unidade Básica de Saúde e postos de saúde do Distrito Federal entraram em greve na manhã desta sexta-feira (10/12). De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis no DF (Sindiserviços), o protesto ocorre para reivindicar o pagamento imediato do salário de tíquete alimentação.

Segundo a entidade, os valores referentes aos provimentos do mês de novembro já deveriam ter sido pagos desde o último dia 7 de dezembro, quinto dia útil do mês, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindiserviços-DF. O pagamento é feito pela Empresa BRA Serviços, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF) para a prestação dos serviços.

Em nota, a presidente do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis disse que esperava que a categoria não precisasse ter que fazer greve neste final de ano, principalmente por se tratar da limpeza hospitalar, área prioritária do atendimento à população em tempos de pandemia. “Isabel estranha e destaca que parece não ser essa a visão da Secretaria de Saúde do DF, pois há anos não realiza o edital de licitação, preferindo manter contratos de prestação dos serviços via apresentação de nota fiscal, após os serviços realizados”.

A presidente ressaltou, ainda, que a prática não traz segurança aos contratos e gera constantes atrasos salariais, prejudicando significativamente milhares de pais e mães de família. A greve durará por tempo indeterminado. O Correio procurou a Secretaria de Saúde e a empresa BRA Serviços.

Em nota, a pasta informou que a autorização que especifica das despesas com os funcionários da empresa prestadora de serviços de limpeza destes hospitais foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) nesta quinta-feira (9/12). "Portanto, parte dos pagamentos já foram realizados, e a previsão é que hoje sejam finalizados". Até a publicação da reportagem, não houve resposta da empresa BRA Serviços. O espaço segue aberto para posicionamento.

*Com informações do Sindiserviços

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação