Dois cães foram resgatados em Samambaia, nesta quinta-feira (9/12). Os animais estavam em situação de maus-tratos, infestados por carrapatos e apresentando sinais de desnutrição e infecção. Um terceiro cão que estava no local morreu. O crime está sendo investigado pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte). O dono dos cachorros foi identificado e intimado a prestar depoimento.
A vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB de Taguatinga-DF, Ana Paula Vasconcelos, foi quem recebeu as informações acerca dos maus-tratos pelo Whatsapp, por volta das 22h do dia 2 de dezembro. Segundo denúncias feitas por vizinhos, o dono dos animais se mudou para um apartamento e deixou os cães para trás, comparecendo eventualmente na antiga moradia. Os moradores próximos relataram que a situação acontecia há muito tempo e várias denúncias haviam sido realizadas.
Após a apreensão, os cães foram levados para clínicas veterinárias, onde permanecem internados. Um dos animais está com problemas nos olhos e uma pata quebrada já calcificada. Devido à infestação por carrapatos, ambos também apresentam quadro de Erliquiose, infecção bacteriana que, em fase aguda provoca, entre outros sinais, perda de peso, anorexia e fraqueza generalizada, podendo progredir até levar o animal a óbito.
A vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB de Taguatinga-DF Ana Paula Vasconcelos lembra que abandonar animais domésticos é crime e destaca a necessidade de conscientização sobre esse tipo de atitude. “Abandonar animais em residências vazias, sem prestar auxílio veterinário, sem alimentação adequada, sem controle de parasitas, sem abrigo e outras necessidades básicas de todo ser vivo é considerado crime de maus-tratos, com pena de 2 a 5 anos de reclusão, além do pagamento de multa. A sociedade precisa se conscientizar que ter um animal requer responsabilidade”, alerta.
* Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.