A solenidade de Natal dos catadores de lixo da Central de Cooperativas (Centcoop), realizada na manhã desta quinta-feira (9/12) na Cidade do Automóvel, foi também uma comemoração a um ano do Complexo Integrado de Reciclagem. O governador Ibaneis Rocha (MDB) compareceu ao local. Modelo de coleta seletiva para o país, a cooperativa recolheu 11 mil toneladas de material reciclado em 2021.
O governador afirmou estar orgulhoso do trabalho feito pelos catadores da capital. "A gente vê resultado do trabalho, do investimento, e da busca por soluções", disse o chefe do executivo. "Nos encanta saber o tanto que vocês trabalham com dignidade aqui no Distrito Federal. Que vocês continuem lutando pelo pão de cada dia, com a certeza que nós, que estamos no governo, continuaremos lutando por vocês ", disse o governador.
Além de parabenizar pelo serviço dos catadores, o governador aproveitou a oportunidade para anunciar o investimento de R$ 10,5 milhões nas coletas seletivas para o ano que vem e contar que o Governo do Distrito Federal enviou para Câmara Legislativa do DF um Projeto de Lei que pretende isentar as cooperativas de pagarem o IPTU. Para que as associações sejam isentas do valor, o projeto precisa ser votado e aprovado pelos deputados, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A primeira-dama e secretária de desenvolvimento social do DF, Mayara Noronha, destacou a importância do trabalho dos catadores para a população da capital. "A profissão de vocês não é só importante para a família de vocês e para o sustento de vocês, é para todos nós. Não existe jogar fora", ressaltou Mayara. "Um ano que deve ser comemorado com muita alegria", celebrou a secretária.
Reciclagem
Inaugurado em dezembro de 2020, o complexo é composto por duas centrais de triagem e reciclagem e uma central de comercialização. Na primeira etapa, os resíduos são recebidos da coleta seletiva e passam pelo processo de separação, classificação, pesagem e prensa. Então, o material segue para ser vendido onde ocorre o processo de beneficiamento, estocagem e comercialização. A Centcoop reúne cerca de 21 cooperativas que trabalham juntas na coleta seletiva de lixo no DF.
A diretora social do Centcoop, Keysianny Lima, destacou a importância do espaço para os catadores e a felicidade de ter um local de trabalho que agrega várias cooperativas do DF. "Com bastante dificuldade e problemas, mas em compensação hoje a gente tem um espaço para trabalhar. Antes a gente trabalhava no lixão", pontuou a diretora. "Para a gente, lixo é dinheiro", afirmou Keysianny.
Para a diretora, é importante que a população tenha consciência na hora de descartar o lixo. "A nossa coleta seletiva vem toda misturada. Eu sinto falta daquela conscientização ambiental da população. Hoje a gente necessita que as pessoas entendam o descarte correto de material", enfatizou a diretora. Keysianny explicou também que um dos trabalhos feitos pela central é a busca ativa por coletiva seletiva em algumas cidades.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.