Previsão do tempo

DF terá máxima de 29ºC, com chances de chuvas a partir da tarde

A umidade relativa do ar fica entre 50% e 95%. O dia será abafado e úmido, mantendo a instabilidade. Inmet emitiu alerta amarelo para a manhã

Júlia Eleutério
postado em 06/12/2021 07:59
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Pega o guarda-chuva e se proteja! A previsão do tempo indica um dia abafado e com chuvas nesta segunda-feira (6/12), no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima será em torno de 29ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 17ºC. O céu tende a ficar com muitas nuvens, possibilitando que as pancadas de chuvas ocorram no período da tarde e da noite. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 95% para o dia.

Outro destaque na previsão é a instabilidade do tempo nessa época do ano. O meteorologista Olívio Bahia ressalta que as chuvas tendem a ocorrer principalmente à tarde. “Há maiores chances de chuva a partir do período da tarde, mas a gente não descarta totalmente a possibilidade agora pela manhã no DF”, afirma o meteorologista do Inmet.

O tempo instável é devido ao calor e à umidade comuns para a estação da primavera. “Aquece e dá aquelas pancadas com trovoadas, por conta da massa quente e úmida que se forma”, explica Olívio. “A nebulosidade não deixa o ar sair tanto, então o tempo fica abafado mesmo”, acrescenta o meteorologista.

Questionado sobre o ciclone que está se formando na costa do Brasil, o meteorologista avalia que não terá efeito no tempo da capital. “Ele não terá influência no DF, a previsão vai continuar nessa instabilidade. Se ele se formasse pelo sul do país, talvez puxasse a umidade mais para baixo”, destaca Olívio.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para o perigo das chuvas intensas na região do DF até as 10h desta segunda. Há a possibilidade de emissão de novos alertas ao longo do dia. A cor amarela é um indicativo de ventos intensos que podem atingir de 40 a 60 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação