O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou, neste sábado (4/12), com um recurso contra a decisão que suspendeu a nomeação do secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, para o conselho do Tribunal de Contas do DF. O governador confirmou a informação ao Correio.
A suspensão do nome de Clemente ocorreu poucas horas depois da aprovação da indicação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quinta-feira (2/12). A decisão — do desembargador Alfeu Gonzaga Machado, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — atendeu a liminar da Associação Nacional dos Auditores (Conselheiros Substitutos) dos Tribunais de Contas, para sustar qualquer ato relacionado à nomeação de conselheiro do TCDF sem respeito à reserva do cargo para auditores de carreira.
Na prática, o ato suspendeu a nomeação do secretário de Economia do DF para a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Paiva Martins. A indicação do governador Ibaneis Rocha (MDB) havia sido feita na terça-feira (30/11) e aprovada pela CLDF dois dias depois, com 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Clemente é auditor tributário de carreira do DF e está no comando da Secretaria de Economia do DF desde o primeiro dia do atual governo. O governador e o secretário se aproximaram na campanha de 2018, quando Clemente trabalhou na elaboração do programa de governo na área de finanças. Ele é um dos assessores mais próximos de Ibaneis. Clemente foi secretário de Fazenda em 2010, durante o governo de Rogério Rosso.
Saiba Mais
- Cidades DF Com lista de crimes, pena de Wanderson pode passar dos 200 anos de prisão
- Cidades DF Covid-19: DF recebe 249,3 mil vacinas da Pfizer/BioNTech neste sábado
- Cidades DF Túnel de Taguatinga está 60% concluído e deve ser entregue no 1º semestre de 2022
- Cidades DF 'Por enquanto, estou tranquilo', diz Ibaneis sobre carnaval no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.