Em vários pontos do país mulheres vão fazer uma caminhada em combate à violência contra mulheres e meninas. A iniciativa é do Grupo Mulheres do Brasil DF, por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, e em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).
A 4ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas está marcada para o próximo domingo (5/12), a partir das 9h, em diversos locais do Brasil e do exterior com ações alusivas ao tema. Ao todo, mais de 40 cidades devem participar da mobilização. Em Brasília, a concentração será no Parque da Cidade, Praça Jatobá, Estacionamento 13.
Pandemia de violência doméstica
De acordo com a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca que a pandemia de coronavírus piorou a situação para as mulheres que ficaram confinadas em casa com seus agressores. Segundo o fórum, os números de denúncias diminuíram, o que que as mulheres não conseguiam pedir ajudar, apesar do aumento considerável dos casos de violência doméstica.
Em 2020 foram registrados 1350 feminicídios no Brasil, um caso a cada seis horas e meia. Segundo o Ministério da Família, houve um crescimento de 6% para os casos de feminicídios, e de 34% para denúncias do canal 180, neste último ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
SERVIÇO
CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS
Data: dia 5 de dezembro
Horário: concentração a partir das 9h
Local: Parque da Cidade – Praça Jatobá, estacionamento 13
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.