A chuva não deu trégua para o brasiliense ontem. No fim da tarde, o centro da capital federal e diversas regiões ficaram alagadas e com trânsito lento. No Eixo Monumental, altura da Torre de TV, a chuva intensa dificultou a visibilidade dos motoristas. Pedestres procuraram abrigo nas paradas de ônibus, pegos de surpresa com o temporal. A Rodoviária do Plano Piloto e o Shopping Conjunto Nacional também acolheram quem tentava voltar para casa. A tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte ficou totalmente alagada no início da noite. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento.
De acordo com o Inmet, ontem, choveu em torno de 35,6mm, entre 17h às 19h, na estação do Sudoeste. "A nossa área central é um pouco mais estruturada, então, dependendo de onde cai a chuva, você não percebe tanto o impacto. Mas o exemplo clássico são as tesourinhas que ficam alagadas", explicou o meteorologista Olívio Bahia. Outras regiões do DF atingidas pelo temporal foram o Parque Nacional de Brasília (PNB), Paranoá, Gama e Santa Maria. Até as 18h40 de ontem, a umidade relativa do ar estava entre 69% e 94%. "Na virada de horas, de 17h para às 18h, a temperatura caiu de 25ºC para 18ºC", acrescentou o especialista.
Ontem, o Inmet emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no DF. O instituto informa que deve cair entre 20 e 30 mm/h de chuva ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O comunicado é válido até as 10h de hoje. A previsão para hoje é de pancadas de chuvas e trovoadas, principalmente no período da tarde. A temperatura deve variar entre 18ºC e 29ºC, com umidade de 55% a 95%.
Olívio Bahia destaca que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, vinda da Amazônia, deve se formar nesta noite. "As chuvas neste período são basicamente assim; são geradas pelo calor e pela umidade, com massas de ar quentes e úmidas, com alguns sistemas como as zonas de convergências, o que aumenta a instabilidade em determinada área", complementa o meteorologista do Inmet. Ele adianta que até o fim de semana, o tempo deve permanecer instável. "Provavelmente estará novamente com aviso (alerta para chuvas intensas)", concluiu.
Danos
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu, ontem, chamados urgentes em decorrência da chuva. Em São Sebastião, a caixa d'água de uma casa caiu por volta das 17h, após a forte ventania. Na mesma região administrativa, uma residência na Rua 39, da Vila Nova, alagou, mas ninguém ficou ferido.