A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil emitiu um alerta para a população do Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (1º/12). O aviso do órgão classifica a condição do tempo como de "perigo potencial" e leva em conta o boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apresenta a possibilidade de chuvas intensas, com nível de 20 a 30 milímetros por hora e 60 mm/dia.
As precipitações devem continuar durante todo este mês, como previsto pelo Inmet. Para essas situações, a Defesa Civil recomendou que, se possível, a população procure locais seguros para se abrigar. No entanto, não é indicado ficar perto de árvores.
Para quem estiver no trânsito, deve-se diminuir a velocidade nas vias e manter a distância de segurança entre o veículo da frente. Deve-se dar atenção, também, para pontos de alagamento que podem se formar nas pistas, bem como a correntezas e enxurradas.
Para quem estiver em casa, a recomendação é monitorar o aumento do nível da água perto do imóvel e, em caso de alagamentos, é importante desligar a rede elétrica. Em caso de risco, a população pode acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente.
Registros
Mais cedo, a chuva chegou com força nas regiões do Lago Norte e do Paranoá. Moradores dessas áreas entraram em contato com o Correio e enviaram vídeos. Confira:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.