Um trabalho de mais de 20 anos de melhoramento genético, realizado por pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF), resultou na seleção de 14 clones de seringueira adaptados ao Centro-Oeste do Brasil. A produtividade deles é 26% superior à média das espécies mais plantadas na região. Foi a partir de 70 tipos vindos da Malásia, em 1995, que a pesquisa se desenvolveu e se chegou a um tipo de seringueira adaptada a áreas com de período seco bem definido. Um dos locais do experimento foi o campo da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF).
Redução de pragas
Além da elevada produtividade, que permitirá o aumento da produção nacional e a redução da dependência das importações, os novos materiais fornecem um produto de boa qualidade e vão prover maior diversidade genética aos seringais. Esta é uma importante estratégia para reduzir os riscos de ataques de pragas e doenças. As primeiras mudas enxertadas devem estar prontas para venda a partir de 2022.
Maiores produtores
Por causa de pragas, a heveicultura brasileira se deslocou do Norte para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Além de serem áreas de escape de doenças, são hoje as principais regiões produtoras de borracha do país. Goiás, São Paulo e Minas Gerais estão entre elas. A seringueira é a principal fonte de látex e borracha do planeta. E o melhoramento genético é a melhor maneira de aumentar a produtividade e a receita dos agricultores sem alterar os custos.
Banco24Horas amplia presença
no Centro-Oeste
Mais 800 mil pessoas que vivem na região passaram a ter acesso ao Banco24Horas nos últimos dois anos. Foi registrado crescimento de 13% no número de estabelecimentos comerciais que instalaram o equipamento. Isso significa 1.462 pontos em supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lojas de conveniência no DF e nos estados.
Economia local
"Nosso objetivo é promover o acesso da população a serviços financeiros, o que também contribui com a movimentação do comércio e o desenvolvimento da economia local" destaca Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas. No DF, há 593 caixas eletrônicos instalados em 426 estabelecimentos comerciais.
Prêmio Sinfor de TI
A 11ª edição do Prêmio Sinfor de Tecnologia da Informação destacou cinco empresas brasilienses e homenageou entidades que são importantes na valorização do setor em Brasília. A premiação, com troféu e diploma, aconteceu no Clube de Engenharia, no encerramento do Brasília Mais TI, o mais importante evento anual do setor no Distrito Federal.
Destaques
O presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), Ricardo Figueiredo Caldas, destacou a representatividade de 700 empresas locais. "Temos potencial para mudar a matriz econômica do DF na geração de emprego e renda", reforçou. Entre as empresas premiadas, a Confidere It Services, FastHelp Informática, Ativu Tecnologia e Memora Processos Inovadores. O vice-governador, Paco Britto, participou da cerimônia.
3,5 bilhões
Faturamento do setor em 2020
30 mil
Empregos gerados na área
Educação profissional e tecnológica
O filósofo e escritor Leonardo Boff fará hoje, às 17h, a palestra de abertura da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que está sendo sediada em Brasília.
Anfitriã
Luciana Massukado, reitora do IFB, é a anfitriã do evento sobre educação profissional e tecnológica como meio de transformação social. O encontro reúne 41 gestores dos institutos federais no Brasil. Eles estão ligados ao Ministério da Educação. A programação vai até quinta-feira com atividades presenciais e on-line. A identidade do evento homenageia cenários arquitetônico e artístico de Brasília, prestando homenagem, em especial, a Athos Bulcão.
Mais informações pelo site reditec@ifb.edu.br.