Maternidade

MPDFT apura denúncia de violência obstétrica no Hospital de Santa Maria

Pró-Vida realizou uma inspeção no local na última sexta-feira (19/11). A visita faz parte de procedimento para apurar denúncias de violência obstétrica

Em vistoria  no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), promotores de Justiça da Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), constataram a falta de profissionais obstétricos na maternidade da unidade de saúde, alvo de denúncias de violência obstétrica. E este não foi o único problema. Os promotores constataram que pacientes não utilizavam máscaras e descumpriam o distanciamento mínimo para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

A vistoria, realizada na última sexta-feira (19/11), apura denúncias de violência obstétrica. Além da estrutura do Centro Obstétrico, da Maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), também foram avaliados os cuidados intermediários neonatais (UCIN), que já foi alvo de vistoria em 24 de maio deste ano.

Segundo a avaliação do assessor médico da Pró-Vida, Mácio Souza, a maior dificuldade do HRSM é o número reduzido de profissionais obstétricos na unidade de saúde. “Existe um grande déficit de recursos humanos em razão dos profissionais cedidos que tiveram que retornar à Secretaria de Saúde, e isso prejudica muito a qualidade de atendimento às gestantes. O ideal é ter quatro médicos disponíveis por turno, e atualmente são dois ou três apenas”, detalha.

Além disso, a vistoria verificou o não uso de máscara e a falta de distanciamento adequado por parte de alguns pacientes que aguardavam atendimento na unidade de saúde. A inspeção contou com a presença de representantes do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Denúncia

A Promotoria recebeu reclamações sobre o atendimento prestado às gestantes e se reuniu com profissionais que atuam no hospital para conhecer as dificuldades enfrentadas pela equipe. A partir das visitas realizadas em maio e neste mês, os promotores elaborarão um relatório com sugestões para a melhoria do serviço.

Saiba Mais