A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou uma cobra coral em residência na Estância 3 do Mestre D’Armas, em Planaltina, neste domingo (14/11). A serpente foi flagrada por uma moradora que isolou o cômodo e pediu socorro. O procedimento foi conduzido pelo Batalhão Ambiental (BPMA).
O fato ocorreu por volta de 8h, e o animal foi encontrado em boas condições e solto em seu habitat natural. De acordo com o BPMA, até novembro de 2021 foram capturadas 398 serpentes no Distrito Federal. O objetivo do batalhão é resgatar animais silvestres com segurança e devolver a natureza.
Relembre
Em outubro, agentes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental resgataram uma cascavel na Vila do Sossego, na Candangolândia. A equipe da Polícia Militar foi acionada por uma moradora, 57 anos, que se deparou com a serpente por volta das 23h, de segunda-feira (4/10).
O animal estava junto a uma escada em posição de bote. A cascavel estava em boas condições e foi conduzida para o Centro de Acolhimento Provisório de Animais (CEAPA). Na manhã de terça-feira (5/10) a serpente foi solta em um local seguro na mata.
O que fazer?
Em caso do aparecimento de animais peçonhentos, a população deve acionar a Vigilância Ambiental, por meio dos números 160 e 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para agendamento da inspeção. Uma equipe vai até a residência da pessoa e faz a coleta dos animais existentes, com busca em caixas de esgoto, entulhos e outros locais.
Na ocorrência de acidentes, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) conta também com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Samu, referência no atendimento aos pacientes picados e funciona 24 horas por dia. O Ciatox possui equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que prestam orientação à população. Em caso de ocorrência, disque 0800-644-6774.