O governo do Distrito Federal vai suspender a obrigatoriedade da medição de temperatura antes de entrar em locais fechados. A medida já foi assinada pelo mandatário e será publicada no Diário Oficial do DF (DODF) da próxima segunda-feira (8/11) e entra em vigor no mesmo dia. O decreto é assinado pelo vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), que está no comando até Ibaneis Rocha (MDB) voltar de Portugal.
De acordo com o documento a que o Correio teve acesso, não será mais necessário medir a temperatura de colaboradores e trabalhadores de empresas, lojas, ou qualquer ambiente autorizado a funcionar durante a pandemia. Além disso, a medição deixa de ser necessária em templos e igrejas, locais de treinamento e competição, e em eventos cívicos, corporativos ou gastronômicos. A desobrigação vale também para feiras e exposições culturais, shows, festivais e afins.
A medição da temperatura era uma medida que foi adotada a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. Caso a pessoa estivesse com mais de 37,5ºC, ela era proibida de entrar nos locais.
Máscaras
Obrigatoriedade de máscaras em locais abertos foi suspensa nesta quarta-feira (3/11). O governador Ibaneis já manifestou a intenção de avaliar a obrigatoriedade em locais fechados. A decisão do GDF dividiu a opinião dos brasilienses e de especialistas.