Administrado em parceria pela Secretaria da Saúde e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) desde sua inauguração, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar completou dez anos de serviços prestados à população do Distrito Federal nesta terça-feira (23/11). A cerimônia de comemoração, realizada no hall central do hospital, contou com um culto ecumênico e um concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro, que tocou temas infantis e trilhas sonoras de sucessos do cinema.
Presente na solenidade, o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, agradeceu e parabenizou o corpo clínico e todos os envolvidos com o funcionamento do hospital. O responsável pela gestão do HCB e presidente do Icipe, Francisco Duda, também marcou presença, agradecendo a todos pelos esforços e dedicação ao longo dos anos. Possuindo um bom índice de satisfação entre os pacientes, o HCB realizou mais de 5,13 milhões de atendimentos desde 23 de novembro de 2011, entre exames laboratoriais, consultas, internações, sessões de quimioterapia e cirurgias.
O ano de 2021 não foi marcado apenas pelo seu aniversário de dez anos. Ainda em janeiro, foi entregue mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação. Em outubro, a nova área de Terapia Renal Substitutiva (TRS) foi inaugurada dentro do hospital. Ainda em outubro, o HCB recebeu uma doação de R$ 9,5 milhões do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) para conseguir comprar e instalar equipamentos de ressonância magnética, que devem ser entregues durante o ano que vem, em 2022.
Uma vez elogiado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, o hospital recebeu também o selo “Acreditado com Excelência”, da Organização Nacional da Acreditação (ONA), que reconheceu a segurança, a qualidade de gestão e a melhoria contínua da unidade, além do prêmio Quality Brasil 2021 por sua gestão de negócios.
*Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.