O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Junior, reelegeu-se ao cargo, neste domingo (21/11). A Chapa 20 recebeu 41% dos votos contabilizados, e a eleição define os representantes que comandarão a entidade pelo triênio 2022—2024. Apesar do resultado, os cinco grupos inscritos para concorrer seguem em estado sub judice. A condição ficou definida após pedidos de avaliação da situação de candidatos que se autodeclararam pardos ou negros.
Cabeça da chapa Avança + OAB, o advogado de 44 anos estava licenciado da função de presidente para concorrer às eleições e será reconduzido ao cargo caso não haja impugnação do resultado. Formado em direito, com mestrado e doutorado em ciências criminais, Délio Lins resumiu que a nova gestão será marcada pela eficiência.
Ao lado dele, integram a Chapa 20 os seguintes advogados: Lenda Tariana, na vice-presidência; Paulo Maurício Braz Siqueira como secretário-geral; Roberta Batista de Queiroz, na função de secretária-geral adjunta; e Rafael Teixeira Martins como diretor tesoureiro.
Formato híbrido
O pleito contou com a participação de 29.572 advogados, que votaram de forma híbrida: pela internet — o que ocorreu pela primeira vez, devido à pandemia da covid-19 — e em quatro pontos montados em diferentes partes do Distrito Federal.
Os eleitores que optaram pela votação presencial visitaram os seguintes endereços: IDP, na 607 Sul; Quadra 14 do Setor de Expansão Econômica de Sobradinho; Quadra 1 do Setor Norte do Gama; e QI 10 do Setor de Indústria de Taguatinga Norte.
Confira as entrevistas dos cinco candidatos à presidência na edição especial do programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — de terça-feira (16/11):
Saiba Mais
- Cidades DF Programa CB.Poder entrevista candidatos da OAB, nesta terça-feira
- Cidades DF Judiciário vai realizar pesquisa interna para identificar casos de assédio
- Cidades DF Candidatos debatem o futuro da OAB-DF; veja as posições de cada um
- Cidades DF Advogado do DF está entre os presos em operação contra facção Comboio do Cão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.