Para garantir a segurança das provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (21/11), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuará com um esquema especial de escolta dos veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos até os 186 pontos de aplicação espalhados na capital.
A operação Enem terá início às 6h, no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Brasília — local de desembarque das provas do exame nacional. Ao todo, 30 viaturas estarão envolvidas no esquema de segurança durante a distribuição das provas na capital.
De acordo com o chefe da Seção de planejamento operacional da corporação, Major Isângelo Senna, o apoio da PMDF está dividido em três partes. A primeira, no acompanhamento da frota, que levará os exames para cada ponto de aplicação; a segunda com o patrulhamento externo dos locais onde serão realizados os testes; e a escolta das provas e gabaritos ao final do exame até o aeroporto de Brasília.
"Em nenhum momento, a Polícia Militar do DF terá contato direto com as provas. Vamos apenas escoltar os veículos dos Correios, para garantir a segurança. Durante a aplicação do exame, a PM ficará apenas do lado de fora. Dentro das escolas é a cargo do Inep", afirma o Major Senna.
Todo o esquema especial vai ser repetido no próximo domingo (28/11), durante o segundo dia de provas do Enem. Além disso, a PMDF orienta que os inscritos para realizar o exame se programe para chegar cedo nos locais de aplicação. Os portão serão abertos às 12h e a entrada será permitida até 13h.
Veja algumas das dicas repassada pela corporação pelo Tenente Murilo Marques:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.