Duas casas foram interditadas pela Defesa Civil do Distrito Federal, neste sábado (20/11), após a ameaça de um muro com aproximadamente 30 metros de extensão e 3,3 metros de altura ameaçar a cair em cima das habitações no conjunto 5, próximo ao Parque Areal, em Arniqueira. Uma grande rachadura se formou na estrutura, devido ao acumulo de água das chuvas que ocorreram na noite desta sexta-feira (19/11).
Segundo avaliação da Defesa Civil, o muro apresenta uma curvatura em direção às casas, além de rachaduras em diagonal e ruptura do talude (corte feito no terreno inclinado durante a construção). E pela distância curta, de 90 centímetros, entre a estrutura afetada e as casas, os moradores foram orientados a saírem imediatamente do imóvel.
O proprietário do muro foi notificado a contratar profissional ou empresa habilitada para realizar o escoramento da estrutura, além de realizar a drenagem da água acumulada na base e a correção dos problemas estruturais. Também foi orientado a não transitar sobre a área de ruptura do talude.
Após se informar do risco e de suas responsabilidades, o responsável pelo muro iniciou as tratativas para o custeio de aluguel aos ocupantes das casas interditadas. A Secretaria de Desenvolvimento Social também será informada da necessidade de apoio e acolhimento das famílias afetadas.
A Defesa Civil alerta para que, qualquer construção ou alteração de uso ou estrutura em construções tenham a supervisão de um profissional habilitado.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.