ASTRONOMIA

Saiba como assistir ao eclipse lunar mais longo em 580 anos sem sair de casa

Ameaça de chuva e tempo fechado podem dificultar visualização do espetáculo celeste no DF, onde será possível visualizar o fenômeno entre 3h15 e 5h30 desta sexta-feira (19/11). Evento será transmitido on-line

Correio Braziliense
postado em 18/11/2021 15:17 / atualizado em 18/11/2021 15:20
Eclipse lunar ocorre quando a Lua atravessa a sombra projetada pela Terra, em alinhamento com o Sol, o que acontece apenas no período de Lua cheia -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
Eclipse lunar ocorre quando a Lua atravessa a sombra projetada pela Terra, em alinhamento com o Sol, o que acontece apenas no período de Lua cheia - (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Para aplaudir a majestosa dança dos astros no palco privilegiado do céu do Distrito Federal, não é preciso sair de casa. Nem mesmo a previsão de chuva e tempo fechado para a madrugada desta sexta-feira (19/11) pode impedir a visualização do espetáculo pelos brasilienses.

Isso porque o maior eclipse lunar dos últimos 580 anos, com mais de três horas de duração, será transmitido on-line por plataformas que acompanham o movimento astronômico do sistema solar.

No DF, será possível contemplar o fenômeno entre as 3h15 e as 5h30 da madrugada desta sexta-feira (19/11). O eclipse lunar ocorre quando a Lua atravessa a sombra projetada pela Terra, em alinhamento com o Sol, o que acontece apenas no período de Lua cheia. A posição central da Terra entre a estrela e o satélite garante a contemplação do show sem pressa.

Para acompanhar o grande espetáculo natural ao vivo sem sair de casa, o Correio separou quatro canais do YouTube onde será possível assistir à dança dos astros. Confira!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação