Nesta terça-feira (16/11), em entrevista ao CB Poder — programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília — o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da seccional do Distrito Federal, o advogado Délio Lins, afirmou que a pandemia atrapalhou a atual gestão. À jornalista Ana Maria Campos, o presidente explicou que, com a reeleição, pretende dar continuidade aos trabalhos iniciados.
“A pandemia tirou dois anos do nosso mandato. Alguns projetos ficaram prejudicados”. Ele ainda explicou como foi a decisão de concorrer a reeleição. “Em reunião, decidiram que o meu nome era o melhor para dar continuidade ao trabalho e vieram falar comigo”, explicou.
A expectativa de Délio é dar continuidade aos projetos iniciados. Ele citou ações como representatividade de gênero e de áreas do direito na seccional. Além disso, Délio falou sobre o relacionamento com as subseções. “Temos um relacionamento muito bom”, afirmou.
Atuação na pandemia
Délio destacou que, durante a atual gestão, a OAB-DF atuou no combate à pandemia de covid-19. “Criamos o comitê de acompanhamento da covid. Tínhamos reuniões semanais no Palácio do Buriti. Fazíamos relatórios para ver o que estava faltando o que não estava. Fizemos uma ação civil pública pedindo o fim do agendamento”.
Além disso, ele afirmou que a atual gestão atuou em favor do advogados e dos cidadãos do DF. “Por isso, as pessoas devem votar na chapa 20”, completou.
Relação com GDF
Questionado sobre o relacionamento da atual chapa com o Governo do Distrito Federal, Délio afirmou que as diferenças entre ele e o governador Ibaneis Rocha (MDB) não são influenciadas por questões político-partidárias.
“Atuação independente sermos parceiros e apontarmos quando as coisas estiverem erradas, independentemente de questões político-partidárias”, disse. A chapa de Délio é adversária da que Ibaneis ocupava quando foi presidente da OAB-DF. Apesar disso, Délio garante que a relação é saudável.
Currículo
Délio Lins e Silva Junior é advogado criminalista e atual presidente da OAB-DF. Cursou direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub), completando a graduação em 2000. É pós-graduado em direito penal econômico, mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Délio foi professor universitário e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante e a de Honorários.
Eleições OAB
As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da seccional do DF ocorrerão em 21 de novembro, por meio da plataforma on-line da instituição. Cerca de 35 mil eleitores podem votar. Ao programa CB.Poder desta terça-feira, os candidatos de cada chapa são entrevistados sobre as propostas para o triênio 2022-2024 da Ordem.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.