A manhã desta sexta-feira (5/11) anuncia a tendência de um fim de semana chuvoso. Moradores relatam chuvas intensas, que começaram por volta das 10h, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e na Asa Norte. Às 11h, as pancadas tinham reduzido a intensidade, mas seguiam constantes e instáveis. A tendência, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuvas ainda mais intensas a partir deste domingo (7/11).
Para esta sexta-feira (5/11), o Inmet manteve o alerta de perigo potencial de pancadas fortes de chuvas, com possibilidade de rajadas de ventos de até 60 km por hora. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.
Ao longo do dia, a temperatura se mantém entre 18ºC a 28ºC, mas a sensação térmica, de acordo com o Inmet, fica em torno de 22,6ºC até por volta de 13h. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.
Cuidados
Devido à instabilidade da chuva, é importante seguir algumas recomendações:
- Não se abrigue debaixo de árvores para evitar queda de galhos e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Em casos emergenciais, acione a Defesa Civil, telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), telefone 193.
Recordes
Em outubro, as chuvas do DF bateram recordes em relação ao mesmo período do ano passado. A média de chuva do mês anterior era de 159,8 mm, mas somente Águas Emendadas, em Planaltina, ultrapassou o índice com 191,2 mm, 45,7% a mais do que em 2020, que foi de 131,2 mm. Em Brazlândia, houve 155,8 mm de chuva, quantidade um pouco maior do que no ano passado, que marcou 103 mm.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.