A famosa escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, localizada no espelho d’água do Itamaraty, passará por reforma pela primeira vez desde sua instalação em 1967. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A obra é um conhecido cartão-postal da Esplanada dos Ministérios. Os cinco blocos de mármore de mármore de Carrara simbolizam o diálogo entre os continentes em uma alusão à missão principal da diplomacia de negociar e interagir com todos os povos.
De acordo com o Itamaraty, a restauração vai levar cerca de dez meses e passará por duas fases: a análise do estado de conservação e elaboração de projeto de intervenção e o restauro propriamente dito.
Em nota ao Correio, o órgão explicou que a primeira fase deverá levar cerca de noventa dias, que serão usados para a “investigação diagnóstica, análise do estado de conservação, e elaboração do projeto de intervenção, a ser submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”.
Atualmente, o espelho d’água já foi esvaziado para passar pela etapa de análise. De acordo com o Itamaraty, o valor do projeto é de R$ 184.557,10. “O valor total da restauração só será conhecido após concluída a licitação que definirá a empresa vencedora para a execução dos trabalhos”, explica.
O MRE destacou que, mesmo com o esvaziamento do espelho, serão observados os cuidados com a preservação das espécies vegetais do local.