Sete mulheres vão ter as aréolas dos seios reconstruídas graças a um mutirão de reconstrução mamária realizado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa. A técnica utilizada será a micropigmentação, conhecida no setor de estética como maquiagem definitiva.
A técnica para reconstituir as auréolas dos seios envolve o desenho 3D, com o uso de cores adequadas ao tom de pele de cada mulher atendida. Como o procedimento é mais suave que a tatuagem, a cada dois anos é necessário um retoque.
A reconstrução será feita pela enfermeira Keni Costa. Ela fez cursos na área de micropigmentação para atuar especificamente com o público feminino. “Para elas, acabou um ciclo de sofrimento e vem um novo ciclo, em que ela vai voltar a se amar”, afirma. A profissional conta que, após o procedimento, uma paciente decidiu ir embora a pé simplesmente para que todos pudessem ver como estava feliz.
“Para nós, mulheres, é muito importante. É a finalização de tudo o que já passou, e temos também a nossa autoestima, a nossa vaidade”, conta Ivanilda da Silva, 51 anos. A copeira fez a cirurgia de reconstrução mamária em 2018 e agora poderá, visualmente, ter o seio esquerdo reconstituído. “Não é um detalhe, é uma parte do nosso corpo”, afirma.
Com informações da Agência Saúde-DF.