A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri) vai entregar, nesta sexta-feira (1º/10), 104 maquinários e implementos agrícolas a 20 associações e cooperativas representativas de produtores rurais localizadas no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), beneficiando 916 famílias. O evento acontecerá às 9h30, na Casa do Cerrado.
Serão entregues pela pasta tratores e microtratores com implementos e tanques resfriadores de leite, adquiridos por meio de fontes diversas, como recurso de emenda parlamentar e convênios federais, totalizando um investimento de mais de R$ 2,2 milhões.
Perguntado sobre o alto investimento no setor rural, mesmo com a prioridade no combate à pandemia, o governador Ibaneis Rocha destacou o intuito de melhorar o trabalho dos produtores. "A gente não pode deixar a pandemia tomar conta de tudo. Sabemos muito bem que nós vivemos na cidade porque essas pessoas estão produzindo nas áreas rurais", analisa.
As entidades de agricultores contempladas foram selecionadas por meio de chamamento público, que contou com a participação de 52 instituições. Os bens serão disponibilizados às associações e cooperativas por um período de até cinco anos, sem finalidade lucrativa, por meio de acordo de cooperação com a Seagri.
O secretário da Agricultura do DF, Cândido Teles de Araújo, explica que os equipamentos vão ser distribuídos com contrato de um ano, podendo ser prorrogadas por mais cinco anos. "A única exigência que se faz para o produtor é que faça o seguro da máquina e a manutenção para que ele possa ser mais lucrativo", afirma o chefe da Seagri.
O objetivo é atender às demandas das comunidades rurais beneficiadas e para fomentar o desenvolvimento regional, a geração de renda e a permanência das pessoas no espaço rural. “São maquinários que vão ajudar de forma significativa o desenvolvimento do nosso espaço rural”, afirmou também o secretário-executivo da pasta, Luciano Mendes.
No evento, serão entregues ainda contratos de regularização de terras públicas rurais no DF e cartas de crédito do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR), com recursos da ordem de R$ 375 mil. O FDR visa promover o desenvolvimento rural no Distrito Federal, com ações que permitam o aumento da produção e da produtividade, da renda, da segurança alimentar e a permanência no espaço rural.
Saiba Mais
Para o presidente da Associação Quinto do Maranhão, zona rural de Planaltina, Francisco da Silva, os equipamentos vão acelerar o trabalho dos produtores do campo.
"Esse apoio vai trazer uma melhor produção pra gente que produz na base da enxada. Agora vamos produzir na base da máquina. Com essas ferramentas novas, vamos plantar mais mandioca, feijão, milho, batata, hortaliças. Cada propriedade tem 2 hectares, então só vai beneficiar porque as pessoas vão ter possibilidade de produzir mais", complementa Francisco.
Serviço
Evento: Entrega de equipamentos disponibilizados pela Seagri-DF a entidades representativas de produtores rurais do DF e Ride
Data: 9h30 desta sexta-feira (1º/10)
Onde: Fundação Casa do Cerrado, no Parque Estação Biológica, na Asa Norte (em frente à Emater)
Com informações da Secretaria da Agricultura do DF