Previsão do tempo

Separe o casaco e o guarda-chuva: feriado no DF será com chuva e trovoadas

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica pancadas de chuva para a primeira semana de novembro. A mínima registrada na madrugada foi 18°C, enquanto a máxima pode atingir os 28°C

Rafaela Martins
postado em 31/10/2021 10:02 / atualizado em 31/10/2021 10:50
Umidade relativa do ar deve ficar entre 45% e 95% ao longo do dia, o que marca as mudanças climáticas da primavera -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Umidade relativa do ar deve ficar entre 45% e 95% ao longo do dia, o que marca as mudanças climáticas da primavera - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Distrito Federal amanheceu nublado e com chuvas isoladas neste domingo (31/10). Os termômetros marcaram mínima de 18°C e a máxima pode atingir os 28°C ao longo do dia. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer com essa condição durante a primeira semana de novembro. O DF terá pancadas de chuva e trovoadas durante o feriadão, com possibilidade de rajadas de vento. 

A umidade relativa do ar deve ficar entre 45% e 95% ao longo do dia, o que marca as mudanças climáticas da primavera, conforme explica o meteorologista do Inmet Olívio Bahia. “A expectativa é que novembro comece bem chuvoso. O brasiliense pode se preparar para o feriado do Dia de Finados, pois a previsão é de muita chuva. Além disso, os turistas que chegam à capital e procuram opções de lazer, como cachoeiras, devem se atentar para fenômenos perigosos, como cabeça d’água”, explica o especialista. 

Questionado sobre a diferença das temperaturas que ocorreram no fim de semana, o profissional explicou que mesmo com a elevação dos termômetros, o DF está cercado de nuvens, o que facilita o aparecimento dos temporais. “As nuvens servem como filtro para dispersar o calor. Por isso, se tem nuvem, tem chuva”, pontuou Olívio.

Atenção

Com as mudanças climáticas que o cidadão enfrenta, é preciso ficar atento. Nos casos de destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) é de permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e não arriscar a própria vida. Em casos de alagamento, o motorista deve sair do carro imediatamente.

Quando as chuvas forem acompanhadas de raios, é importante não usar telefone ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. Para quem estiver na rua quando começar uma chuva, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:

  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
  • Não empinar pipas e aeromodelos com fio;
  • Não andar a cavalo;
  • Não permanecer na água;
  • Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
  • Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;
  • Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação