O vice-governador e governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), assinou, nessa sexta-feira (29/10), decreto que atualiza a legislação com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o café torrado e moído. A medida deve ser publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na próxima semana.
Paco espera que a redução do ICMS seja repassada aos consumidores, especialmente aos mais pobres. Em 2021, o chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), incluiu o café na cesta básica, reduzindo o imposto estadual cobrado sobre o produto para 7%. A medida foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Saiba Mais
- Cidades DF DF pode abrigar maior centro de medicina regenerativa do mundo
- Cidades DF Comitê aprova criação de lotes em condomínio do Recanto das Emas
- Cidades DF Sem outro veículo envolvido, motociclista cai de moto e morre, na DF-250
- Cidades DF Sinpro anuncia paralisação contra volta 100% presencial das escolas públicas
Combustíveis
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, aprovou, por unanimidade, o congelamento do valor do ICMS nas vendas de combustíveis por 90 dias.
A medida foi vista como uma estratégia dos governadores contra o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a culpa dos constantes aumentos no preço dos combustíveis é dos estados. A decisão também tem caráter de resposta ao projeto aprovado pela Câmara que muda a base de cálculo do imposto sobre a gasolina e o diesel.
Segundo o Confaz, a base de cálculo sobre a qual incidem as alíquotas do ICMS, que variam de 15% a 27%, ficará inalterada de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2022. Atualmente, essa base é ajustada a cada 15 dias, conforme a média dos preços dos combustíveis no mercado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.