O Distrito Federal pode receber o maior centro de medicina regenerativa do mundo. O vice-governador em exercício, Paco Britto, está coordenando o projeto de construção do RCPark. A ideia é uma parceria entre o Parque Tecnológico de Brasília, o Biotic, e a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem).
Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, as doenças degenerativas — a pessoa vai perdendo as funções vitais aos poucos — têm crescido na sociedade. A medicina regenerativa é vista como uma saída para encontrar a cura dos males que afetam principalmente idosos.
Na sexta-feira (29/10), Paco recebeu em seu gabinete o médico e presidente da Anadem, Raul Canal. Para ele, investir em medicina regenerativa é pensar no amanhã. “Hoje, 90% das mortes por doenças são causadas por doenças degenerativas. A medicina regenerativa é a medicina do amanhã”, opinou o presidente.
Saiba Mais
- Cidades DF Executado à luz do dia em Taguatinga: a história do barão do tráfico
- Cidades DF Sábado será ensolarado e com poucas nuvens no Distrito Federal
- Cidades DF Covid-19: saiba onde se vacinar durante o fim de semana no DF
- Cidades DF Comitê aprova criação de lotes em condomínio do Recanto das Emas
Criação
Sobre o RCPark, Raul explicou que serão terapias avançadas baseadas em células-tronco mesenquimais — células adultas indiferenciadas com grande plasticidade, capazes de originar tecidos mesodermais e não mesodermais — que produzem qualquer tipo celular necessário em um processo de reparação.
Sobre as pesquisas a serem realizadas no local, o médico explicou: “Temos não apenas a seleção, criopreservação e expansão de células-tronco como também estudos clínicos para todas as terapias avançadas para o tratamento de câncer, Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.”
*Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.