A Secretaria de Saúde destinou 76 pontos de vacinação para que crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos possam atualizar a sua caderneta vacinal. O Dia D da campanha nacional de multivacinação ocorre neste sábado (16/10) em todo o país. Os pontos oferecerão todas as vacinas do calendário básico que protegem contra doenças como sarampo, varicela, HPV, meningite e caxumba.
De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), Divino Valero, houve uma queda na cobertura durante o ano de 2020. “No ano passado vimos uma grande queda na cobertura das principais vacinas disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Neste ano a situação tem melhorado, mas ainda sem atingir a cobertura ideal da maioria das vacinas. Por isso, é importante contar com a adesão da população nesta campanha e que as crianças e adolescentes completem o seu esquema vacinal, só assim manteremos erradicadas ou diminuiremos a gravidade de diversas doenças”, avalia.
Até o momento, somente a BCG atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde e alcançou 95,7% do público-alvo. O imunizante previne a tuberculose e é oferecido nas maternidades dos hospitais da rede pública e na Casa de Parto desde 2020. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas salas de imunização da capital Federal.
Confira a lista com os pontos de vacinação.
Na Unidade Básica de Saúde 1 do Cruzeiro Novo, a imunização foi garantida com muita alegria para a criançada. Com balões coloridos, a equipe se fantasiou de Mickey e Minnie.
Multivacinação
A campanha de multivacinação começou em 1º de outubro e atualizou a caderneta de 72,5% das 6.756 crianças e adolescentes que compareceram nas salas de vacina. Ou seja, no total, 4.895 procuraram os postos porque estavam com alguma vacina em atraso. A meta da Secretaria de Saúde é acompanhar o maior número desse público que esteja com vacinas pendentes e aumentar a cobertura vacinal.
Confira a cobertura vacinal atual no DF:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.