Por falta de doses da vacina Pfizer/BioNTech, apenas quatro regiões administrativas do Distrito Federal vão imunizar adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19 nesta segunda-feira (11/10), véspera de feriado. O público não foi vacinado no domingo (10/10). Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), apenas a Região Norte de saúde e um posto da Região Central têm unidades da vacina que pode ser aplicada nos jovens. Confira a lista completa dos locais abaixo.
Em nota, a SES-DF informou ao Correio que apenas alguns pontos de Sobradinho, Planaltina e Sobradinho 2, além de uma unidade da Asa Norte, possuem doses para os adolescentes. "A pasta ainda aguarda o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde", completou.
A aplicação da primeira e da segunda doses dos imunizantes para pessoas com 18 anos ou mais continua no DF nesta segunda (11/10). A terceira dose também será administrada, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, que tomaram a D2 há, pelo menos, seis meses; e pacientes imunossuprimidos.
Saiba Mais
Terceira dose
Esta segunda-feira (11/10) marca o início da imunização adicional para pacientes imunossuprimidos graves, com 18 anos ou mais, sem agendamento e que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. O atendimento será apenas para pedestres, das 8h às 22h, em 27 postos. Veja abaixo.
Para receber a dose adicional, os imunossuprimidos precisam comparecer às unidades de saúde portando cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico.
Serão imunizados os pacientes considerados graves, com as seguintes condições:
- imunodeficiência primária grave;
- quimioterapia para câncer;
- transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
- pessoas vivendo com HIV/aids;
- uso de corticoides em dose igual ou superior a 20mg/dia de Prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
- uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- pacientes em hemodiálise;
- pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas;
Medicamentos modificadores da resposta imune e drogas consideradas imunossupressoras:
- metotrexato;
- leflunomida;
- micofenolato de mofetila;
- azatiprina;
- ciclofosfamida;
- ciclosporina;
- tacrolimus;
- 6-mercaptopurina;
- biológicos em geral: infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe;
- inibidores da JAK: tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.