O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (5/10), um diploma de reconhecimento aos 24 bombeiros do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) que atuaram em uma missão humanitária em Porto Príncipe, capital do Haiti. A cidade foi atingida pela tempestade Grace e por um terremoto de magnitude 7,2, que deixou mais de duas mil pessoas feridas.
Para o vice-governador da capital Federal, Paco Britto, o reconhecimento do serviço prestado pelos bombeiros é de suma importância. “Os bombeiros representaram a nação brasileira, a nossa solidariedade em diversas missões que foram realizadas, como distribuição de alimentos, busca por vítimas e construção de abrigos. Também gostaria de enaltecer a presença das mulheres pela primeira vez participando de uma missão dessas”, pontuou.
O comandante da missão, Coronel Teixeira, compartilhou parte das ações realizadas pela equipe. “Nosso objetivo era prestar o nosso apoio humanitário à população do Haiti. As condições estavam bastante precárias no epicentro, onde a nossa equipe permaneceu. E lá havia diversas necessidades. Eu avalio que foi de grande relevância a nossa ocupação”, declarou.
Coronel Teixeira ressalta que a equipe também foi surpreendida com o retorno que recebeu. “A nossa ideia era oferecer algum tipo de apoio, mas, de fato, o sentimento geral é que a gente acabou recebendo também. Reforçamos os laços fraternais do povo haitiano com o Brasil”, pontua.
A equipe enviada pelo Brasil também estava pronta para procurar cadáveres e encontrar pessoas nos escombros. Quem ajudava na atuação era o pastor Alemão Sheik e o labrador Apolo, ambos com 5 anos, que atuam com o CBMDF desde filhotes e têm experiência no resgate de pessoas. Sargento Shaiene, responsável por Apolo, destaca a importância dos animais na equipe. “Eles são treinados para essa atividade”, explica.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.