Vacinação

Covid-19: Saúde antecipa segunda dose da AstraZeneca no DF

Com a chegada de 39.425 doses do imunizante no fim de semana, o governo local decidiu adiantar o ciclo do cidadão que está marcado até 27 de outubro

Rafaela Martins
postado em 05/10/2021 12:12 / atualizado em 05/10/2021 12:22
Quem tomaria a segunda dose da Astrazeneca até 27 de outubro pode antecipar -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 15/9/2021)
Quem tomaria a segunda dose da Astrazeneca até 27 de outubro pode antecipar - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 15/9/2021)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, na manhã desta terça-feira (5/10), que a segunda dose da vacina AstraZeneca já pode ser antecipada para quem precisa tomar até o dia 27 de outubro. O cidadão já pode procurar o posto de saúde mais próximo e que ofereça o imunizante. Para isso, basta levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto.

Postos da segunda dose em 5 de outubro
Postos da segunda dose em 5 de outubro (foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

A antecipação foi possível com a chegada de 39.425 doses da AstraZeneca no fim de semana. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, convida a população para completar a imunização contra a covid-19. “Se você tem marcado em seu cartão de vacina a segunda dose da AstraZeneca até 27 de outubro, procure hoje mesmo a UBS mais próxima e não deixe de se vacinar. É muito importante estar com a vacinação em dia”.

Para se proteger contra a covid-19, é necessário estar com o ciclo vacinal completo. No caso dos idosos, a pasta orienta que não deixem de tomar a dose de reforço (D3) após seis meses da D2. Há pontos de vacinação específicos para atender esse público. Atualmente, a cobertura vacinal no Distrito Federal está em 85,86% considerando a população apta a receber o imunizante - que tem 12 anos ou mais.

No sábado (2/10), o Distrito Federal recebeu 64.580 doses da vacina Pfizer, sendo 10.530 doses destinadas para a dose de reforço (DR) para idosos acima de 70 anos e 53.820 doses para profissionais de saúde. O restante é reservado à perda técnica. A Secretaria de Saúde ressalta que a dose de reforço será destinada somente para os profissionais de saúde que tomaram a D2 até o dia 31 de março de 2021.



“É muito importante que o profissional de saúde tanto da área pública, como da privada observe a data da D2 que está marcada no seu cartão. É necessário completar o esquema vacinal para que a gente consiga combater este vírus e prolongar a vida”, falou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. Os locais de vacinação para os profissionais de saúde serão divulgados nesta terça-feira (5/10) na página Vacina DF.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação