Jornal Correio Braziliense

Fogo e calor no DF

O Corpo de Bombeiros do DF atuou, na tarde de dessa quarta-feira, em um incêndio de grande proporção na região próxima a antiga rodoferroviária. A área queimada não foi calculada pelos Bombeiros, que atuaram com 15 militares e três viaturas. A capital enfrenta desafios no combate às chamas nas Unidades de Conservação, no Parque Nacional de Brasília e na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Ao todo, este ano, o DF registrou 3.749 ocorrências e 14.64 mil hectares de áreas devastadas.

A coordenadora técnica do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Carolina Schubart, destaca que a população, assim que avistar um incêndio, deve ligar para o 193. “Evitar colocar fogo em restos de poda, lixo e outros objetos, principalmente neste período do mês de setembro, que costuma ser crítico, são medidas de prevenção essenciais”, afirma.

Previsão de chuva

O que agrava a situação são as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar. Após bater o recorde da média histórica de setembro desde 1961, na terça-feira, com 37,1ºC, a máxima de quarta-feira também esteve elevada. No Gama, foi registrado 37ºC, com mínima de 21°C. A mínima da umidade relativa do ar chegou a 13% em Águas Emendadas (Planaltina), com máxima de 40%. “A umidade relativa não superou os valores que oscilaram entre 10 e 13% no começo da semana”, pontua Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O especialista destaca que, a partir de sexta-feira (24/9), tem previsão de mudanças nas condições do tempo no DF. “Devido às temperaturas elevadas e aumento nos índices de umidade, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva, que poderão vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, mesmo que de forma isolada. Esse panorama deverá permanecer até o final de semana”, explica. O meteorologista, no entanto, salienta que o calor vai continuar. “O mês de outubro, por exemplo, costuma ter temperaturas elevadas na capital”, finaliza.