A manhã desta sexta-feira (24/9) foi movimentada para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MSB). Durante a inauguração de uma nova unidade de pronto atendimento (UPA), em Ceilândia, o chefe do executivo local reiterou que o objetivo da Secretaria de Saúde é finalizar a aplicação da D2 na população que ainda não completou o esquema vacinal. Por isso, pretendem antecipar as doses, conforme orientação do Ministério da Saúde.
“Nosso objetivo primordial nesse momento é aplicar a segunda dose na população que ainda não recebeu. Então estamos antecipando as pessoas do dia 27 de outubro já para agora, com o objetivo ver essa população vacinada, e temos que vacinar todo mundo com a segunda dose pra ter a vacinação completa. E, paralelamente, vamos seguindo com a vacinação dos idosos, com a dose de reforço, e evitar que eles sejam contaminados pela doença”, disse Ibaneis.
Ibaneis comentou, ainda, sobre os hospitais de campanha desativados na cidade. “O contrato está em fase final para assinatura, e a gente espera abrir pra poder destinar os hospitais de campanha para atendimento a covid-19, tirando ainda mais, de dentro dos hospitais, os pacientes contaminados com o vírus. Essa é a intenção. O general Pafiadache (secretário de saúde) já está com esse processo bem avançado e aguardamos mais uma semana pra gente ter a liberação do Tribunal de Contas da União (TCU) pra assinatura do contrato e ocupação do hospital de campanha”, disse.
De acordo com o governador, o momento é positivo para a saúde do DF. “Avançamos a pessoa largos com a vacinação e voltamos com a abertura de leitos para a população. Então vamos ter um novo momento da Saúde no DF. A gente sabe de todas as dificuldades, mas temos que acreditar que dá pra fazer cada vez mais”, pontua.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.