A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, nesta quinta-feira (23/9), que estuda três possibilidades no âmbito das ações de controle da covid-19. A primeira delas envolve uma busca ativa, para identificar pessoas não vacinadas; a segunda prevê a aplicação da terceira dose em um público maior; e a terceira trata da implementação de um passaporte de vacinação para estabelecimentos comerciais e eventos.
Em relação à busca ativa de pessoas que ainda não se vacinaram, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, explicou que a medida só será implementada após o fim da vacinação dos grupos atuais. "Depois dos adolescentes e da terceira dose de idosos", declarou, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti.
Ainda na solenidade, Divino Valero comentou sobre a possibilidade da criação de um passaporte de vacinação: "Estamos verificando se isso pode ser simples, qual a complexidade". No entanto, na tarde desta quinta-feira (23/9), após a coletiva, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ser contrário à medida.
O documento seria necessário para comprovar que o ciclo vacinal está completo. A medida tem sido adotada em outras partes do Brasil e de fora. No DF, o comprovante de vacinação só é necessário para entrar em jogos no Estádio Mané Garrincha e em shows ou festivais.
Terceira dose
Pela manhã, em reunião com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), Ibaneis mencionou que pretende estender a aplicação da terceira dose das vacinas contra a covid-19 para pessoas de outras idades.
Atualmente, o DF aplica a terceira dose em idosos com mais de 85 anos e moradores de Instituições de Longa Permanência. Contudo, a vacinação só ocorre seis meses depois da segunda. Os próximos a receber as doses serão os imunossuprimidos — para quem o prazo mínimo de intervalo é de 28 dias.
Apesar disso, o governador afirmou que aguardará as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde. "Conforme forem chegando doses, nós vamos adiantando", completou Ibaneis, durante almoço com empresários do setor automotivo.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: Antecipação da 2ª dose da vacina começa nesta quinta (23/9)
- Cidades DF Bebê morre no Hospital de Sobradinho e família denuncia negligência
- Cidades DF Prevenção ao suicídio é tema de oficina de gestão de conflito e comunicação
- Cidades DF Covid-19: antecipação de doses tem alta procura nesta quinta (23/9)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.