A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) confirmou, nesta terça-feira (21/9), mais 28 casos de infecção pela covid-19 na Penitenciária Feminina do DF. Ao todo, são 48 infectadas: 47 detentas e uma policial penal. A pasta informou que todos os casos são leves e que não há necessidade de internação das pacientes.
As detentas ficarão separadas das demais até completarem duas semanas desde a confirmação do quadro, e a agente se recupera em casa. A Seape destacou que a situação não se trata de um surto e que os casos estão restritos ao Bloco 3, onde foram interrompidas atividades como visitas e saídas temporárias das internas.
Os 11 primeiros casos da doença entre detentas da Penitenciária Feminina foram diagnosticados em 15 de setembro. Dois dias depois, o total de infecções confirmadas subiu para 20. A Seape informou que as presidiárias são testadas diariamente para a covid-19 e que a escalada do número de casos em poucos dias decorreu desse fator.
Na última quinta-feira (16/9), a Vara de Execuções Penais (VEP-DF) suspendeu a visitação programada para sexta-feira (17/9), a saída das presidiárias marcadas para esta semana e os atendimentos presenciais de advogados.
O protocolo permanece até 30 de setembro, mas os banhos de sol das internas permanece liberado, separadamente das demais. As visitas de familiares foram remarcadas para 7 de outubro. A Seape frisou ao Correio que a situação na unidade prisional está sob controle e que os casos são acompanhados diariamente pela gerência de saúde da penitenciária.
A unidade prisional tem capacidade para 1.028 pessoas e, atualmente, conta com 720 detentas. Desde o início da crise sanitária, houve registro de 89 casos da covid-19.
Saiba Mais
- Cidades DF Distrito Federal tem dia mais quente para o mês de setembro em 60 anos
- Cidades DF Aplicação de 3ª dose em idosos começa nesta quarta-feira, no DF; confira locais
- Cidades DF Membro do PCC aproveita refletores desligados em presídio, dribla escolta e foge
- Cidades DF DF Legal fechou 13 comércios por descumprimento de medidas no fim de semana
Licitação para itens de higiene
Na segunda-feira (21/9), o Executivo local abriu licitação para compra de 3 mil cortadores de unhas que serão destinados a presídios da capital federal. O objetivo é contribuir para a higiene dos detentos.
O anúncio do certame saiu no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), com valor estimado de R$ 26,2 mil. O prazo para a entrega dos itens pela empresa vencedora será de 10 dias corridos, contados do recebimento da nota de empenho ou da assinatura do contrato.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.