Surpresa

Menos é Mais faz show exclusivo para fã internado em Hospital de Campanha

Após ser extubado, Eduardo Sampaio ficou emocionado ao acordar ao som do grupo preferido. Nesta quinta-feira (16/9), ele ganhou uma apresentação especial

Correio Braziliense
postado em 17/09/2021 15:18 / atualizado em 17/09/2021 15:18
Durante a apresentação, houve até pausa para foto com os ídolos -  (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF)
Durante a apresentação, houve até pausa para foto com os ídolos - (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF)

No início desta semana, um vídeo que mostra o paciente Eduardo Sampaio, 28 anos, acordando no Hospital de Campanha do Autódromo ouvindo o grupo de pagode Menos é Mais viralizou. Ele ficou por 17 dias em tratamento contra a covid-19, entubado e sedado, e, ao acordar, se emocionou ouvindo a música de sua banda favorita. Mas Eduardo não sabia que a maior surpresa ainda estava por vir: o grupo fez uma apresentação exclusiva para ele na área externa do hospital no qual continua internado. Nesta quinta-feira (16/9), um palco foi montado para que os artistas se apresentassem para o fã, com toda segurança que o momento exige.

Eduardo foi vendado e conduzido para o lado externo em uma cadeira de rodas. Ao retirar a venda e ver os cantores, ele se emocionou bastante. Um dos integrantes do grupo, Jorge Farias, declarou que era um dia de alegria. “Hoje é um dia muito alegre. Dia de celebrar a vida, a recuperação do Eduardo e, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso som vai muito além de um pagode. O nosso trabalho muda vidas e isso, para nós, é motivo de muita gratidão”, ressaltou.

Durante a internação Eduardo expressou o desejo de tomar sorvete de flocos e o pedido foi atendido. Isabelle Lobato, coordenadora de nutrição, acompanhou toda evolução do paciente e permitiu que ele consumisse o alimento. “A alimentação afetiva vai muito além do nutricional, traz memórias afetivas”, explicou.

Acordar da sedação representou a vitória na luta contra o coronavírus, e a comemoração com música foi idealizada pela equipe de fisioterapia da unidade com a colaboração de familiares. A equipe descobriu as preferências musicais de Eduardo e sua paixão pela banda. A informação foi disponibilizada no prontuário afetivo que fica ao lado do leito do paciente. Esse prontuário também revela a comida favorita e para que time o paciente torce. Nos atendimentos, a equipe de psicologia transmitia os áudios carinhosos enviados pela família e, no momento de musicoterapia, as músicas favoritas eram tocadas. Mesmo sedado, ele sempre ouvia as músicas que mais gosta.

Um desses momentos foi registrado em vídeo e, ao receber as imagens e ver Eduardo muito emocionado com o carinho da equipe ouvindo a música de seus ídolos, a família entrou em contato com a banda, que aceitou o convite para fazer essa surpresa ao fã. A equipe da unidade e o grupo se organizaram para que Eduardo recebesse a surpresa seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento. A unidade permite visitas com distanciamento para que pacientes com covid-19 em condições de sair por instantes de seus leitos possam ver seus familiares. Eduardo, que já se encontra numa condição clínica boa, está curado da covid-19 e, provavelmente, receberá alta nesta sexta-feira (17/9). 
Assista ao vídeo

 

 Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação