Vinte bombeiros do Distrito Federal foram enviados, na tarde dessa quinta-feira (16/9), para auxiliar no combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. O fogo dura cinco dias e destruiu mais de 10 mil hectares na área de proteção ambiental do Pouso Alto.
O reforço veio após um pedido do próprio comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). A equipe do DF viajou às 14h e é composta por três oficiais e 17 praças. Os militares são especializados no combate a incêndio florestal, segundo o CBMDF.
Para a missão, os agentes levam diversos equipamentos, como abafadores, bombas costais e sopradores de ar. Também foi designada uma aeronave com capacidade de 3 mil litros de água para o enfrentamento das chamas. De acordo com a corporação, está prevista a permanência da equipe no local até a extinção do fogo.
Devastação
O incêndio começou no Vale da Lua, no domingo (12/9). No dia, cerca de 100 turistas ficaram isolados no local. Por causa das chamas, o Vale da Lua e a Cachoeira do Segredo foram fechados.
Na quarta-feira (15/9), o Parque Estadual Águas do Paraíso também foi fechado, pois havia o risco das chamas se aproximarem da área.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.