Cerca de 100 turistas ficaram cercados pelo incêndio que consome a região do Vale da Lua, localizada na Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás (GO). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), uma das pessoas sofreu queimaduras leves nos pés.
A corporação foi acionada para combater o incêndio florestal junto de equipes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) e brigadistas voluntários atuam no combate às chamas e resgate dos turistas.
Ao menos 50 pessoas, entre bombeiros militares, integrantes da brigada de São Jorge e servidores do ICMbio, tentam controlar as chamas. O local, amplamente frequentado por turistas, teve que ser evacuado.
Um guia turístico que pediu para ter o nome preservado, contou que não houve vítimas. "Até onde eu sei, (o incêndio) só está queimando a mata mesmo. A área de recepção está inteira, aparentemente", disse o rapaz.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Goiás informou que as chamas consomem a vegetação da APA Pouso Alto, zona de amortecimento e externa ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um santuário da vida silvestre. “Continuamos com intensa atuação no combate aos focos localizados mais ao sul e ao norte da APA Pouso Alto que, após o combate inicial, já foram reduzidos", detalhou.
Saiba Mais
- Cidades DF Incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado nesta terça-feira (24/8)
- Cidades DF Incêndio destrói área de vegetação equivalente a 42 campos de futebol no SIA
- Cidades DF Negligência é principal causa de incêndios florestais no DF, dizem especialistas
- Cidades DF Vídeo: Incêndio atinge Vale da Lua e turistas são retirados às pressas
De acordo com a corporação, por volta das 14h foram localizados outros dois novos focos a noroeste da APA. "Todas as equipes empenhadas continuam trabalhando na extinção dos focos e no rescaldo com apoio dos brigadistas do ICMBio” detalhou. Os bombeiros reforçaram na nota, que não há incêndios florestais no interior do Parque Nacional.
"Todos os turistas foram resgatados e retirados do local com segurança, após a evacuação pode-se iniciar o combate utilizando as aeronaves do ICBMbio", conclui a corporação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.