Campeões brasileiros, Guarani e Botafogo sonham em ser protagonistas novamente na elite. Antes, porém, precisam conquistar o acesso na Série B da competição nacional. Em um confronto direto pelo G-4, zona de acesso à primeira divisão, os dois times se enfrentam, hoje, às 19h, no Brinco de Ouro da Princesa, pela última rodada do 1º turno. Apenas um ponto separa os times, que estão colados na classificação, na beira do grupo de acesso. Com 29, o Bugre busca a reabilitação depois de perder para o Goiás, por 2 x 1. Logo atrás, com 28, o alvinegro vem de vitória sobre o Brasil de Pelotas, por 1 x 0, no Rio de Janeiro.
Em relação ao time que atuou em Goiânia, o Guarani pode ter até seis mudanças. O zagueiro Thales, expulso, e o volante Índio, com três cartões amarelos, são desfalques, assim como os meias Rodrigo Andrade e Régis, machucados. Por outro lado, o lateral-direito Diogo Mateus, o lateral-esquerdo Bidu e o atacante Bruno Sávio retornam de suspensão.
"É um concorrente direto, um time de qualidade, mas temos que impor nosso jogo, nossa intensidade e fazer prevalecer também o mando de campo. A gente pecou nisso em alguns jogos no primeiro turno e, se a gente pensa em acesso, tem que fazer o dever de casa", diz o zagueiro Carlão.
Diferente do Guarani — até pelo resultado —, o Botafogo vai apostar na manutenção da base que vem jogando desde a chegada do técnico Enderson Moreira. Afinal, sob seu comando foram cinco vitórias e apenas uma derrota. O volante Barreto retorna de suspensão no lugar de Luis Oyama. A única dúvida do treinador está na defesa. Poupado contra o Brasil de Pelotas, apesar de ter entrado no final do jogo, Gilvan disputa vaga com o argentino Joel Carli, que foi o autor do gol da vitória. “Muito feliz pela estreia com gol e com a vitória. É um campeonato muito difícil. Acho que estamos no caminho certo e na briga. O Botafogo merece voltar para a Série A”, avaliou Carli.