A manhã deste sábado (14/8) começou gelada em boa parte do Distrito Federal, mas, ao que tudo indica, o friozinho vai embora logo e dará lugar ao calorão no decorrer do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital segue sem previsão de chuva: a última chuva registrada no DF foi em 14 de junho.
A temperatura mínima chegou aos 13ºC nesta madrugada. A máxima deve alcançar os 30ºC, no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 20%. O menor índice já indica estado de atenção, então, é preciso tomar cuidados especiais com a saúde, como ingerir bastante líquido no decorrer do dia.
O céu ficará com poucas nuvens e deve ter névoa seca, fenômeno meteorológico que ocorre quando está muito quente, com baixa umidade, fazendo a visibilidade oscilar. O meteorologista Mamedes Luis Melo informou que no decorrer do próximo domingo (15/8) não haverá muitas alterações climáticas. "A tendência é que o clima fique parecido. O que pode mudar são as temperaturas, mas, ainda assim, não deve ter muita variação ", disse.
Cuidados
A orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quatros, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho.
Confira a orientação para cada nível de medição:
Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
- Manter os ambientes internos úmidos.