O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) abriu, nesta quarta-feira (11/8), 11 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, vai dobrar a capacidade de cirurgia de alta complexidade adulta e pediátrica em cardiologia e transplantes, conforme a demanda ou necessidade da população do DF.
A inauguração dos novos leitos foi feita na antiga unidade, sendo seis infantis e cinco adultos. Dois deles possuem capacidade de isolamento. Os leitos de UTI são destinados para pacientes pré ou pós-cirúrgicos. Desta maneira, o ICDF passa de 28 para 39 leitos.
“A Secretaria de Saúde apoia a linha de cuidados ao doente cardíaco e transplantado. A prova disso é esta parceria com o ICDF. Estes novos leitos possibilitarão mais cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, o que resulta na diminuição de mortalidade por conta destes problemas, além de atender demandas reprimidas”, diz a médica Arilene Luís, assessora especial que representou o secretário de Saúde Osnei Okumoto na ocasião.
Todos os leitos são equipados com monitorização central, respiradores adultos, pediátricos e neonatais, pontos de hemodiálise e demais equipamentos e insumos necessários a uma UTI de alta complexidade em cardiologia e transplantes.
Saiba Mais
De acordo com o ICDF, o que causa demora para o Instituto chamar os pacientes da fila é o fato dos procedimentos serem de alta complexidade, muitas vezes transplantes. Com isso, eles ficam vários dias de internação na UTI, no pós-operatório.
Com informações da Secretaria de Saúde do DF