O Zoológico de Brasília comunicou, na terça-feira (3/8), a morte da zebra Tucha, após uma parada cardiorrespiratória, antes de se submeter a uma cirurgia para remoção de uma massa na região do peitoral. O animal de 25 anos, estava em idade avançada e, até então, não apresentava nenhuma mudança no comportamento, segundo o Zoo.
Os especialistas da instituição fizeram de tudo para reanimar a zebra, logo após a parada cardiorrespiratória, mas não tiveram sucesso, e o animal foi dado como morto tempos depois.
De acordo com o Zoológico, por muitos anos a zebra era acompanhada por especialistas devido a uma massa localizada na região do peitoral, porém eles não interferiram neste problema pois havia uma chance de piora.
Nos últimos dias, esse problema se agravou, por isso, a equipe que cuida da saúde dos animais da instituição tiveram que interferir e planejar o então procedimento cirúrgico. “Tendo em vista a situação atual e considerando os riscos, nossa equipe optou pela intervenção cirúrgica, porque a massa começou a incomodá-la nos últimos dias”, informou o Zoo.
A chegada de Tucha no Zoo
A zebra Tucha chegou ao Zoológico de Brasília em 1997, na época, o animal passou por um processo de treinamento para se adaptar ao local. Foi a partir desse procedimento que os profissionais do Zoo observaram que uma das recompensas favoritas do bicho, ao colaborar com os treinos semanais de condicionamento, era a rapadura.
Um adeus a Tucha
Nas redes sociais, diversas pessoas se comoveram com a morte da zebra Tucha, comentando desta maneira um post em uma rede social da instituição. Com mensagem de carinho e solidariedade, o Zoológico de Brasília relata: “O Zoológico continuará firme com sua visão de bem-estar e conservação, buscando um mundo melhor para todos os animais. Neste momento, pedimos mensagens de apoio, principalmente a nossa equipe que tanto se dedicou todos esses anos e hoje sofre com a partida de Tucha”, destaca a instituição.