Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal não terá o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. No entanto, diferentemente do que ocorreu em 2020, quando o evento foi cancelado devido à pandemia da covid-19, agora, a suspensão se dá por conta de diversas manifestações que marcadas para ocorrer na área central de Brasília. Ao menos, 16 mobilizações foram programadas — sendo 13 a favor do presidente Jair Bolsonaro e três contra. Para assegurar a proteção de todos os participantes e do patrimônio público, equipes do Executivo local preparam uma grande operação de segurança para a próxima terça-feira.
De acordo com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a previsão é mobilizar 5 mil profissionais entre policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros para atuar durante a realização dos protestos. A Esplanada dos Ministérios será um dos palcos dos movimentos democráticos. Por ter a maior quantidade de manifestações cadastradas junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os grupos a favor do Governo Jair Bolsonaro provavelmente ficarão concentrada nesse trecho.
O trânsito será interrompido na altura da Catedral, nos dois sentidos. O acesso ao local será controlado pelos policiais que farão revistas pessoais, além de bolsas e mochilas de manifestantes. Objetos que podem ser utilizados para ferir outras pessoas estão proibidos, como armas de fogo, armas brancas (faca, canivete, machado), itens cortantes, pedaços de madeira e ferro e garrafas de vidro. O álcool líquido também não será permitido, no entanto, a solução em gel está autorizada.
A Secretaria de Segurança Pública não definiu o horário que iniciará a interdição do fluxo de veículos na Esplanada, no entanto o secretário da pasta, Julio Danilo, adiantou que provavelmente começará na segunda-feira. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, ontem, no Palácio do Buriti. Outros pontos podem sofrer alteração no trânsito, uma vez que ainda serão definidos os espaços onde as manifestações do grupo contra o governo federal ocorrerão. Um dos locais possíveis é entre a Torre de TV e a Funarte. Os pontos de concentração de todos os protestos, assim como os horários, serão divulgados pelo Executivo local na sexta-feira. A estimativa é de que as mobilizações ocorram durante todo o dia, iniciando pela manhã e se estendendo até as 17h.
Manutenção
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai fazer a limpeza da área onde ocorrerão as ações democráticas antes de 7 de Setembro, para retirar qualquer objeto com potencial de ser utilizado pelos manifestantes como arma. A equipe cuidará da mautenção nos arredores durante e depois das passeatas. A presença de bonecos infláveis e barracas serão definidas, se podem ou não, pela Administração do Plano Piloto. Até o momento, não há uma determinação.
Para auxiliar a população, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estarão dispostas em pontos estratégicos para atuar nos atendimentos de socorro médico. Como protocolo, em todas as manifestações que ocorrem na capital, a Praça dos Três Poderes terá acesso bloqueado para o público geral. Forças de Segurança Federal também atuarão na proteção dos prédios na Esplanada, como o STF e o Congresso Nacional e os próprios ministérios.
O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, avalia que a capital estará preparada para qualquer coisa que possa acontecer nas mobilizações marcadas para o feriado de Independência. “Esperamos que ocorra uma manifestação tranquila, mas estaremos prontos para o pior também”, ressaltou. O número de manifestações previstas para 7 de Setembro pode aumentar, caso mais alguma liderança de movimentos entre em contato com a Secretaria de Segurança Pública.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Advogado tem registro suspenso
Integrantes do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) decidiram suspender por 90 dias o registro de Paulo Ricardo Milhomem, 37 anos, preso por atropelar uma mulher no Lago Sul. O anúncio da medida saiu ontem. A vítima, Tatiana Thelecildes Matsunaga, 40, teve o uso de sedativos interrompido nessa segunda-feira, mas segue internada no Hospital Brasília.
Em nota, o Tribunal de Ética informou que considerou o pedido de suspensão preventiva do registro do advogado Paulo Ricardo procedente. A mesa julgadora foi composta por 23 profissionais do direito. Todos votaram, exceto o presidente, Antonio Alberto do Vale Cerqueira.
A Lei nº 8.906/1994 prevê a suspensão preventiva do registro de advogados quando são acusados de algo grave que prejudique a imagem da categoria. O procedimento é cautelar e, depois, a OAB-DF determinará se ele responderá a processo disciplinar ou não.
O advogado está preso preventivamente no 19º Batalhão de Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda. Na Papudinha, como é conhecida a unidade, ficam lotados ex-policiais e ex-bombeiros. A defesa de Paulo Ricardo entrou com um habeas corpus contra a decisão, mas a Justiça negou o pedido na sexta-feira.
Estado de saúde
A servidora pública Tatiana Thelecildes foi atropelada propositalmente, na última quarta-feira, na frente de casa. O marido e o filho caçula da vítima, uma criança de 8 anos, presenciaram a cena. Internada em estado gravíssimo na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Brasília, no Lago Sul, a vítima tem apresentado melhora do quadro de saúde.
Tatiana segue intubada, mas apresentou movimentos leves durante a recuperação. O pai dela, Luiz Sérgio Machado, 65, deu entrevista ao Correio na segunda-feira. “O dreno da cabeça foi retirado. A partir daí, (ela) começa a ter uma reação de saída desse processo (de intubação). Ainda está dormindo, mas teve pequenas reações de mexer um pouco o braço e a cabeça. A gente nota que ela está nos ouvindo de alguma forma”, contou o aposentado.
Obituário
Envie uma foto e um texto de no máximo três linhas sobre o seu ente querido para: SIG, Quadra 2, Lote 340, Setor Gráfico. Ou pelo e-mail: cidades.df@dabr.com.br
Sepultamentos realizados em 31 de agosto de 2021
Campo da Esperança
Arcino Izidoro Faleiro, 70 anos
Emanoel Ferreira Brito, 23 anos
Fabiana dos Santos Moura, 42 anos
Hilda Nogueira Lemes, 79 anos
Lourival Viana Castro, 77 anos
Rosenilde Alves de Figueiredo Andrade, 51 anos
Teresinha Nunes de Mesquita, 77 anos
Venilson Freire Fontes, 63 anos
Zazi Campelo Lima Cardoso, 80 anos
Taguatinga
Amaro João da Silva, 86 anos
Antônio Gonçalves da Costa, 54 anos
Damião de Jesus Menezes, 62 anos
Ivam Coriolano Alves dos Santos, 49 anos
João Benedito, 50 anos
Jorge Bernardino Luiz, 80 anos
José Inácio Ferreira, 73 anos
José Vilibaldo Ferreira de Sá, 76 anos
Kauã Davi Epifânio dos Santos, 14 anos
Leosino Machado de Lima, 95 anos
Luciano Barbosa de Santana, 41 anos
Ludimar Viana Guimarães, 69 anos
Maria Bernardete dos Santos Oliveira, 75 anos
Maria Pereira da Rocha, 86 anos
Maria Caroline Silva de Assis, menos de 1 ano
Ordalha Pereira da Silva, 73 anos
Pedro Felipe Silva Coelho, 15 anos
Raimunda Rodrigues Cabral Sousa, 73 anos
Raimundo Ribeiro dos Santos, 80 anos
Zilda Maria Cardoso Girotto, 72 anos
Gama
Donato Ribeiro do Nascimento, 86 anos
Gabriell Luan Rodrigues Castro, 23 anos
José Pereira de Sousa, 90 anos
Kevin Matheus Oliveira dos Santos, menos de 1 ano
Maria Estelina dos Anjos, 91 anos
Brazlândia
Gelson Rodrigues de Souza, 74 anos
Sobradinho
Ana Rosa Pereira da Silva, 83 anos
Francisco Antônio Barbosa de Melo, 49 anos
Joana Oliveira Nunes, 65 anos
Odemir Plácido da Silva, 39 anos
Valdei José de Sousa, 27 anos
Jardim Metropolitano
Francisco de Sales Meira, 74 anos
Geraldina de Carvalho Matos, 87 anos
Raimundo Bernardino da Silva, 90 anos
Marina Coelho Santiago, 37 anos
Jorge Luiz Marroni, 80 anos