A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) abriu inscrições nos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para servidores e empregados públicos da Administração Direta e Indireta, além de militares das forças do DF. Serão duas novas turmas do módulo básico.
As atividades têm carga de 60 horas, e o objetivo da proposta é garantir à população com deficiência auditiva acesso às políticas públicas, por meio da qualificação de servidores para se comunicarem em Libras. As inscrições vão até quarta-feira (25/8), no site da Egov.
Os cursos têm o objetivo de operacionalizar o uso das Libras no atendimento aos cidadãos. A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais segundo como meio legal de comunicação, o que implica a institucionalização do uso e da difusão dela.
A proposta prevê a consolidação de políticas públicas inclusivas. Atualmente, a comunicação por Libras é obrigatória só em alguns serviços públicos do DF, segundo a diretoria da Egov.
A capital federal tem cerca de 104,8 mil pessoas com algum tipo deficiência auditiva. No entanto, esse total consta nos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, portanto, carecem de atualização.
Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.