Com o avanço da vacinação contra a covid-19, no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou alta nos casos de impedimento à doação de sangue por causa do intervalo da imunização. Nem todo mundo sabe, mas dentre as vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen exigem a espera de sete dias após cada aplicação.
De acordo com o Hemocentro, em julho de 2021, 35 pessoas não puderam doar sangue porque haviam se vacinado recentemente. Em todo o primeiro semestre de 2021, 68 candidatos foram impedidos pelo mesmo motivo.
Como os jovens de 18 a 29 anos - faixa etária que está sendo imunizada nos últimos dias -- correspondem a 41% dos doadores, a fundação está reforçando a orientação de que é necessário cumprir os prazos antes de procurar o hemocentro.
Para as pessoas que querem doar, os agendamentos estão sendo feitos através do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2 para evitar aglomerações. Para ser doador é preciso ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto para doação.
*Estagiária sob supervisão de Juliana Oliveira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.