Nesta quinta-feira (12/8), às 19h, o Conselho Regional de Cultura do Plano Piloto promoverá audiência pública para discutir o Patrimônio Cultural, Gestão dos Espaços Públicos de Cultura e o novo Museu da Bíblia do Distrito Federal. O intuito do evento é abordar, entre outras coisas, a legalidade da construção do museu. A audiência será transmitida pelo canal da TV Web da Câmara Legislativa (CLDF) e pelo Youtube TV WEB CLDF.
Foram convidados para o debate os secretários de Cultura, de Obras e de Economia do Distrito Federal; o coordenador da departamento de arquitetura da Universidade de Brasília, representantes do IPHAN, do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, a Associação de Ateus e Agnósticos, da Sociedade Bíblica do Brasil, além de museólogos, parlamentares distritais e ativistas culturais.
Segundo o conselho, o investimento necessário para preservação e conservação do patrimônio cultural diante da realidade do orçamento público é uma das preocupações dos realizadores do encontro.
Outro ponto importante da audiência é saber como estão as previsões de verba para manutenção, reforma dos espaços públicos e pessoal administrativo, técnico e artístico, além de compreender qual é o plano museológico para o Museu da Bíblia. Além disso, eles dizem que o GDF "está ferindo a própria LOC – Lei Orgânica da Cultura, a qual diz no inciso VI do artigo 19 que as normas e critérios para destinação, administração e uso dos espaços culturais e artísticos, mantidos indireta ou diretamente pelo GDF devem ser discutidos com o Conselho Regional de Cultura."
Procurado, o GDF informou que não vai se manifestar sobre o assunto neste momento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.