Um problema na estação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixou moradores de Planaltina (DF) sem água nesta segunda-feira (9/8). Ao Correio, eles relataram que a interrupção começou no início da tarde. Além disso, atendentes da empresa teriam informado que o restabelecimento do serviço só ocorreria na terça-feira (10/8), o que preocupou a população.
Supervisora na área de empréstimos, Rainara Duarte, 29 anos, conta que a interrupção começou por volta das 13h, no bairro Jardim Roriz, onde mora. "Liguei no SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da Caesb e falaram que (o serviço) voltaria às 20h. Disseram que a falta de água resultou de um problema na parte elétrica", relata.
Rainara acrescenta que o problema é frequente na região. "Como passo a maior parte do tempo trabalhando, só percebo quando chego em casa. Mas tem acontecido de forma recorrente. Em julho, foram duas vezes. Esta é a segunda vez neste mês. A última foi no domingo (1º/8)", detalha.
A auxiliar de análise de documentos Divina Pereira de Morais, 28, diz que está sem água desde as 12h desta segunda-feira (9/8). "Não liguei para a Caesb para saber o motivo, mas, mesmo com caixa d'água em casa, fui pega desprevenida. Ninguém avisou que haveria esse corte. Ficamos de mãos atadas, sem saber o que fazer", reclama.
Divina conta que o desabastecimento afetou outras partes da cidade e provocou transtornos para a rotina. À tarde, ela tinha uma consulta marcada, mas precisou adiar o compromisso. "A dentista disse que não tinha como fazer o procedimento porque não tinha água", lamenta.
Saiba Mais
- Cidades DF Lotéricas voltam a receber pagamentos de contas de água e esgoto da Caesb
- Cidades DF Adutora que se rompeu na EPTG apresenta novo vazamento
- Cidades DF Laboratório da Caesb identificou 1,3% de análises fora do padrão, em 2020
- Cidades DF Escritório de atendimento da Caesb de Samambaia terá nova localização
Sem energia
Em nota, a Caesb informou que a falta de água em parte de Planaltina ocorreu devido a uma "interrupção no fornecimento de energia da localidade, causado por um curto-circuito na rede elétrica que abastece a elevatória (estação onde ocorre bombeamento do fluxo) da companhia responsável pela distribuição da água".
A empresa comunicou que restabeleceu o fornecimento na Vila Buritis, mas o processo de chegada do fluxo até os imóveis "é gradativo e deve ocorrer nas próximas horas".
Procurada, a Neoenergia Distribuição Brasília confirmou a falta de energia e informou que, às 15h38 de domingo (8/8), a Central de Operações Integradas recebeu um chamado para atender a ocorrência na estação elevatória da companhia de saneamento, em Planaltina. "Em razão da complexidade, nossas equipes de plantão concluíram o serviço e, às 16h da segunda-feira (9/8), restabeleceram a energia ao cliente afetado (Caesb)", comunicou a empresa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.