Doação

Paratleta de vela do DF depende de doações para participar de mundial

Ana Paula Marques, 39 anos, perdeu os movimentos da cintura para baixo após levar um tiro do ex-marido. Atleta de vela paralímpica ela conta com doações para chegar ao campeonato mundial na Itália

Correio Braziliense
postado em 01/08/2021 14:31
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Paratleta de vela adaptada, Ana Paula Marques, 39 anos, também é sobrevivente de uma tentativa de feminicídio. Após ser atingida por um tiro nas costas, efetuado pelo ex-marido, ela perdeu os movimentos dos membros inferiores. Para participar do campeonato mundial do esporte que pratica, Ana depende de doações. 

O crime praticado pelo ex-marido ocorreu em 2003, na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Na época, aos 20 anos, ela morava no local com o filho, que tinha três anos, e o então marido. “Ele não aceitava o fim do relacionamento e tentou me matar. Disparou duas vezes contra mim. Um dos tiros pegou nas costas”, lembra Ana. Sobrevivente, ela começou a fazer tratamento de reabilitação na Rede Sarah, quando conheceu a prática dos esportes adaptados e se apaixonou pela vela.

“Me identifiquei. Só que no Sul essa prática não era muito comum e não tinha onde treinar. Foi então que me mudei para Brasília com meu filho em 2013”, diz. Em Brasília, ainda realizando acompanhamento médico de reabilitação na Rede Sarah, Ana começou a treinar e se tornou atleta de vela adaptada. Além de outras conquistas, em 2018, no torneio dos Estados Unidos, ela chegou ao lugar mais alto do pódio e trouxe a medalha de ouro para o Brasil.

“Para os dois primeiros torneios eu tinha patrocínio. Com a pandemia, a maioria dos campeonatos foi cancelada. O próximo mundial será realizado na Itália, em outubro deste ano, e quero muito conseguir competir e trazer mais uma medalha para o meu país”, declara. Para isso, Ana conta com a ajuda de amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos. As doações para Ana podem ser feitas por meio de um número de Pix (61 982067819). Dos R$ 12 mil necessários, ela tem R$ 6 mil.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação